O grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald


Uma releitura que foi como uma primeira leitura. Devo ter lido esse livro pela primeira vez em 2014, e lembro de ter ficado bastante impactada por ele. Mas não lembrava de nada além da sensação. Assisti o filme antes e pensei que o filme (o de 2013, do Baz Luhrmann) tivesse inventado um monte de coisa, mas acabei descobrindo que é uma adaptação bastante fiel.
O livro é muito mais engraçado e mais trágico do que eu lembrava. Personagens e situações mais absurdos.
A escrita, como esperado, é muito boa, e alguns trechos são bastante mágicos ("sua contagem de objetos encantados tinha diminuído em um"). Fui prejudicada na minha apreciação deles, porém, porque a versão que eu li tinha um prefácio de cinquenta páginas de um professor de literatura espertão, e ele analisou todos os melhores hits no prefácio. Eu não consegui sentir que estava descobrindo as frases bonitas, porque elas tinham sido todas apontadas para mim mais cedo. Foi um pouco frustrante. Vou ter que reler no futuro.
Gatsby é uma figura tragicômica, mas simpática. Ao mesmo tempo, ele é como um pedaço do cenário. Tom Buchanan é absolutamente desprezível, tudo na construção dele é feito para ser desgostado. Ele é inclusive bastante racista. Nick é, admito, bastante familiar.
A personagem desse livro, para mim, é a Daisy. Ela é infeliz e instável, e você nunca tem certeza do que ela realmente quer e do que ela vai fazer. Da primeira vez que li, lembro de ter uma certa animosidade com relação a ela. Não entendia o apelo. Agora eu entendo. Ela parece ser completamente vazia de personalidade, e de repente parece que tem uma profundidade escondida ali. No final do livro, você fica sem ter certeza se ela é mais do que os olhos veem ou não. Ela é feita de dinheiro. Incompreensível.
O vale das cinzas, os olhos de deus vigiando tudo. Alguém vê tudo o que acontece e não passa julgamento. É isso que o Nick pretende ser, de certa forma, mas não consegue evitar.
Jordan Baker... eu gosto dela e do conceito dela, mas ela parece estar ali só para o Nick não falar do Gatsby 24 horas por dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Steven Universe!

sentimentos causados por A Letra Escarlate

Meu pobre, precioso holandês.