MOANA! LIN-MANUEL MIRANDA!

EU ASSISTI MOANA!!!! MOANA É MARAVILHOSO!!


Eu esperei muito tempo para ver Moana. Achei que ia lançar aqui no Brasil na mesma época em que nos Estados Unidos, ou seja, novembro do ano passado, e tive uma amarga decepção ao perceber que teria que esperar mais dois meses. E quando estreou aqui eu declinei duas oportunidades de ver o filme porque, na minha cabeça, tinha me comprometido a assistir com uma amiga específica, que não estava presente em nenhuma das ocasiões.


No sábado a tentativa de reunir um grupo de 10 pessoas resultou em quatro indivíduos que não tinham visto Moana. Inclusive a amiga por quem eu estivera esperando. Então FOMOS!
Foi tão ótimo, socorro
esse é meu fundo de tela do computador no momento

Sabe quando você sai de uma experiência 100% satisfeito? Com o coração aquecido e a cabeça relaxada e pronta para fazer longos monólogos a respeito? Foi assim que eu me senti depois de Moana. Minhas expectativas, que não eram pequenas, foram completamente atendidas.

Talvez tenha a ver com o fato de que eu não sabia muita coisa sobre o filme. Meus conhecimentos prévios eram:
1-é sobre a Moana

2-o Dwayne The Rock Johnson dubla o companheiro dela


3-as músicas são do Lin-Manuel Miranda


eu sabia zero da trama. Assisti o clipe que tinha no youtube de How Far I'll Go, que é uma cena do filme, e continuei com zero conhecimentos. Só sabia que aquela música era digna do Oscar.

(eu só queria comentar que tem uma página da wikipedia exclusivamente para os prêmios que o Lin ganhou. Tipo, tem a página dele, e tem uma dos prêmios. Até agora ele ganhou 42 de 77 indicações)
lin psicodélico e consciente de seu talento
 (esse post vai acabar se tornando um post sobre Lin-Manuel Miranda, mas vou adiar isso ao máximo para o seu benefício)

Só para dar uma ideia de como Moana é sensacional, tem um curta antes do filme começar. Curtas costumam ser ótimos. Esse não foge à regra. Eles são muito espertos, dando um extra que quebra o gelo e te deixa contente e risonho antes mesmo do filme que você pagou para ver começar.



E aí o filme começa.
Eu vou estender a vocês a mesma cortesia que recebi, ou seja, a de não ter spoilers. Mas posso dizer algumas coisas.
1- Moana bebê é possivelmente a coisa mais fofa que eu já vi
2- meus olhos encheram de água, e não estou sendo hiperbólica aqui, umas cinco vezes ao longo do filme. Uma delas foi na cena da Moana bebê e do oceano. Sim, bem no começo. Não sei explicar.
3- a primeira música do filme chama "Seu Lugar". Esse também é o refrão. Depois descobri que a música original é "Where You Are", e a inteligência dessa tradução ainda me assombra.
4- o porquinho aparece bem menos do que eu tinha imaginado. poxa, Pua.


5- o alcance vocal da menina que dublou a Moana em pt é tão potente que machucou um pouco minha audição
6- o galo sou eu. eu sou o galo. Só não digo que Hei Hei é o melhor personagem porque tipo, Moana.
 
7- AS PARTES DAS MÚSICAS EM SAMOANO E NA LÍNGUA TOQUELAUANA FORAM TÃO BOAS (obs: Lin-Manuel Miranda canta a parte em inglês)

8- Lin-Manuel faz aquela coisa muito Lin-Manuel de repetir temas e músicas de personagens ao longo do filme conforme eles vão se desenvolvendo. É uma coisa muito Broadway e muito linda
9- QUE MULHER, ESSA MOANA, HEIN. FAZER METADE DO QUE ELA FAZ COM UM CABELO ASSIM FABULOSO E SENDO ADORÁVEL NÃO É PARA TODO MUNDO
O QUE FIZEMOS PARA TE MERECER?
10- nunca mais vou ver uma arraia sem chorar um pouco

11- o filme é tão bonito!1! esteticamente falando
12- o filme é tão bonito!!!!! falando da trama

as cenas estão passando pela minha cabeça como as memórias agradáveis de um sonho.
Vejam Moana. Vai trazer muito contentamento e alegria. É sobre família, é sobre dever, é sobre saber quem você é, é sobre amizade, é até sobre meio-ambiente. Só vai, cara.

Ok, agora vamos falar sobre o Lin.


VOCÊS SABIAM QUE no momento Lin-Manuel Miranda e sua família estão morando em Londres enquanto ele grava a continuação de Marry Poppins, Marry Poppins Returns? Vocês sabiam que ele vai ser produtor e co-compositor do live-action de A Pequena Sereia da Disney? Vocês sabiam que ele vai ser o produtor criativo da adaptação cinematográfica e da série de A Crônica do Matador do Rei, os livros do Patrick Rothfuss que estou lendo nesse momento?


E, provavelmente o fato mais importante de todos, vocês sabiam que ele é o narrador da versão audiobook de um dos livros que eu mais amo, Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo?
Eu quero muito ouvir isso agora. Acho que finalmente vou criar aquela conta no Audible.

Vejam Moana, admirem Lin-Manuel Miranda. Peace out.


(ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Steven Universe!

sentimentos causados por A Letra Escarlate

Meu pobre, precioso holandês.