alguém me ajude

Eu detesto listas.
Listas me lembram de obrigações, e não sou a maior fã delas. Pior: listas me cobram, ficam gritando no meu ouvido e dizendo que eu sou inútil e incompetente, olha tudo que você ainda não fez.Talvez por isso eu nunca tenha me dado bem com agendas. Minha primeira experiência positiva com uma foi no semestre passado.

Eu detesto listas. Elas me irritam profundamente. Parecem que estão lá para debochar de mim, da minha improdutividade.

Eu odeio listas.
Elas me fazem trabalhar.

Listas me enchem do fogo de mil sóis e da quantidade de raiva necessária para me tirar do meu estado de preguiça e procrastinação e começar a fazer as coisas. Quanto mais longa a lista, melhor. Quanto mais quebradas em pequenos pedaços as atividades que preciso cumprir, melhor. Cada item que risco me enche de satisfação e me motiva a continuar, para eliminar o máximo de linhas possíveis. Listas, quando em estado de constante alteração, fazem com que eu sinta que estou fazendo coisas. Que estou trabalhando na direção de completar a tarefa que preciso executar. E isso costuma ser verdade.

O problema é, às vezes eu me descontrolo e faço mais listas do que tenho a capacidade de acompanhar. E elas se acumulam e acumulam e não consigo terminar nenhuma, e ao invés do processo de sucesso e recompensa que consigo normalmente, encontro apenas frustração.

Tudo isso para dizer que, eu faço listas de livros para ler. Mas não faço uma única lista, oh não. Faço diversas listas, cada uma com uma temática diferente, cada uma em um lugar, cada uma com um formato. Quando comecei esse post, achei que tinha 5, e acabei de lembrar que na verdade são 6.

A mais recente foi elaborada com livros cobrados no vestibular da Unicamp e da USP que eu não li.

- Poemas Negros, Jorge de Lima
- O Espelho, Machado de Assis
- Sagarana (inteiro), Guimarães Rosa
- O Bem Amado, Dias Gomes
- Coração, cabeça e estômago, Camilo Castelo Branco
- Caminhos Cruzados, Érico Veríssimo
- História do Cerco de Lisboa, José Saramago
- A teus pés, Ana Cristina César
- Iracema, José de Alencar (esse provavelmente vai ser o último, por algum motivo meu cérebro associou Iracema a tédio profundo)
- Claro Enigma, Drummond
- Mayombe, Pepetela
- Minha vida de menina, Helena Morley
- A relíquia, Eça de Queirós

Tem a lista de leituras que eu pretendia que fossem imediatas no final do semestre passado:

- O Ateneu, Raul Pompéia
- Meio Sol Amarelo, Chimamanda Ngozi Adichie
- A Geração da Utopia, Pepetela
- O Sol é Para Todos, Harper Lee
- Cidades Invisíveis, Ítalo Calvino
- A Cor Púrpura, Alice Walker
- Beloved, Toni Morrison

A lista que eu fiz no final das férias passadas para as próximas férias (ou seja, essas)

- Senhor dos Anéis, Tolkien
- Decamerão, Boccaccio
- O Mundo de Sofia, Jostein Gardeer
- Senhor das Moscas, William Golding
- Os Versos Satânicos, Salman Rushdie

Tem a lista que na verdade consiste nos livros físicos que estão na estante do meu quarto, alguns dos quais quero reler

- Os Julgamentos de Loki, uma HQ da Marvel
- O Nascimento do Cemitério, Lauwers
- Uma estadia no inferno, Arthur Rimbaud
- Poemas, Emily Dickinson
- Entreversos, Byron e Keats
- O coração das trevas, Joseph Conrad
- Tudo o que eu nunca contei, Celeste Ng
- Eles não usam black-tie, Gianfrancesco Guarnieri
- Como se faz uma tese, Umberto Eco
- Vozes anoitecidas, Mia Couto
- 50 Great Short Stories
- A Bíblia
- A Corrida de Escorpião, Maggie Stiefvater
- Hamilton, The Revolution
- listas extraordinárias
- Esquilos de Pavlov, Laura Erber

As duas últimas listas eu tirei do tumblr. Uma delas é daquele esquema de "100 livros que todos deveriam ler", e a outra é uma compilação de livros LGBT. Alguns títulos se repetem. Eu risquei os que já li, por isso está um pouco bagunçado (é só clicar nas imagens para aumentar).


Considerando que só nas listas feitas por mim têm mais de 40 livros, EU ACABEI DE LEMBRAR QUE TEM OUTRA LISTA.

Lista de literatura francesa que estava esquecida em um caderno:

- O Vermelho e o Negro, Stendhal
- Germinal, Zola
- O Corcunda de Notre Dame, Victor Hugo
- O Estrangeiro, Camus
- A Mulher de 30 Anos, Balzac
- Madame Bovary, Flaubert
- Dama das Camélias, Dumas Filho

São sete listas. Eu tenho muitos livros para ler.

乁( ˙ ω˙乁)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Steven Universe!

sentimentos causados por A Letra Escarlate

Meu pobre, precioso holandês.